Advocacia consultiva: saiba o que é e como atuar

Atualmente a profissão de um advogado exige muito mais que conhecimentos técnicos específicos. Ter uma visão ampla da situação que está sendo trabalhada e estar aberto a novas possibilidades de resolução de conflitos já é uma realidade muito presente nos dias de hoje. E é disso que se trata a advocacia consultiva. Acompanhe nosso artigo e saiba o que é, quais são suas vantagens e como trabalhar com ela.

O que é advocacia consultiva

A advocacia consultiva, também chamada de advocacia preventiva, é um ramo de mercado que atua basicamente na prevenção de conflitos entre as partes. Ou seja, um advogado consultivo age de forma a evitar que os processos cheguem à esfera judicial, tratando deles dentro das leis do Direito, mas fora dos tribunais. Esse é um tipo alternativo de solução de uma questão, que pode ser solucionada extrajudicialmente sem a necessidade de recorrer a um juiz.

Diferente da advocacia contenciosa que trabalha com a contenção de processos já ajuizados, a advocacia preventiva tem como foco justamente evitar a judicialização de processos a fim de promover a solução de problemas de forma muito mais simples, rápida e amigável.

Portanto, podemos afirmar que a função de um advogado consultivo deve ir muito além do conhecimento técnico das leis e de como funcionam os tribunais. Neste caso, a atuação deve ser muito mais ampla, sendo necessário entender todo o contexto do caso para recomendar ao cliente uma resolução possível, sempre calculando possíveis riscos e prejuízos e deixando-o a par de tudo. 

Como o advogado atua na advocacia consultiva?

O advogado consultivo pode atuar tanto com pessoas físicas, como jurídicas. Quando se trata de pessoas físicas, o profissional pode auxiliar na elaboração de contratos e requisitos legais, tirar dúvidas com relação aos direitos do cliente e buscar soluções simples extrajudiciais, por exemplo.

Já quando falamos em pessoa jurídica, o advogado consultivo é responsável por prestar uma assessoria à empresa, realizando pesquisas, estudos de caso, contratos, entre outros. Essa atuação pode ser pontual ou recorrente.

Vantagens da advocacia consultiva

Optar por uma negociação extrajudicial através de uma advocacia preventiva ao invés de fazer uma ação no judiciário possui grandes benefícios, tanto para o cliente, quanto para o escritório de advocacia. O próprio Novo Código de Processo Civil promove essa escolha a fim de desafogar o Poder Judiciário para tratar dos casos realmente necessários dentro dessa esfera e melhorar a celeridade processual como um todo.

Listamos abaixo as principais vantagens:

Economia

É quase incomparável o valor gasto com processos judiciais e extrajudiciais feitos através de um advogado consultor. Na maioria das negociações amigáveis não há custos com burocracias, o que pode encarecer muito uma ação. Já para o escritório de advocacia, o retorno financeiro pode ser muito maior, uma vez que é possível realizar diversas consultas em pouco espaço de tempo e os gastos com o exercício da profissão também são bem menores, como deslocamentos, por exemplo.

Menos burocracias

A ação extrajudicial é muito mais simples, sem a morosidade de todos os procedimentos de uma ação judicial formal. Se as partes estiverem realmente predispostas a resolver o conflito, basta uma conversa rápida e um acordo assinado, que vale como prova tanto quanto seria em um processo judiciário.

Agilidade e produtividade

Enquanto processos judiciários demoram até anos para serem concluídos, as negociações feitas por meio da advocacia consultiva podem ser solucionadas em apenas algumas horas dependendo do caso. Bom para as partes envolvidas e bom para o advogado, que além de resolver muito mais conflitos em pouco tempo, também pode contar com softwares jurídicos como o Legitimvs, por exemplo, que deixam as tarefas mais simples e organizadas.

Dicas práticas para atuar como um advogado consultivo

Além do processo por si só ser mais rápido, a advocacia consultiva pode ser ainda mais fácil com o uso de um ERP e/ou um software jurídico. Aqui no Legitimvs, por exemplo, oferecemos recursos para localizar a parte contrária, fazer cadastro de prazos e andamentos, realizar registros das etapas de negociação, fazer cartas de notificação, acordo e cobrança via templates e gerenciar acordos, por exemplo.

Advocacia consultiva: saiba o que é e como atuar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo