Como usar Trello na Advocacia

Vamos dar dicas de como usar o trello na advocacia e quando não usar o trello na advocacia.

O Trello é uma ferramenta para controlar tarefas , normalmente agrupando as tarefas em um ou mais quadros.

Fazendo uma analogia com o mundo fisico é como ter um quadro na parede com todas as tarefas do escritório , com algumas “divisões” para poder visualmente saber o que esta em andamento o que foi finalizado e o que vai ser iniciado.

Dito isso não acredito que o Trello seja o ideal para gerenciar processos judiciais que tem a duração de anos no Brasil, talvez em paises onde os processos demoram menos de 2 anos isso seja uma boa ideia.

Então não devo usar o Trello no meu escritório?

O Trello é excelente para controlar a execução de tarefas, portanto pode ser utilizado na captação de novos clientes, consultorias ou em projetos internos que tenham começo, meio e fim bem definidos. Embora um processo judicial tenha um fim, o mesmo não é definido pelo Advogado ou Cliente.

Outro ponto seria como usar quadros para gerenciar 100,500 ou 1000 processos me parece uma fórmula para o caos.

Para o gerenciamento de processos com qualidade e segurança o recomendado é um software jurídico como Legitimvs, porque a gestão jurídica profissional exige uma séries de controles que o Trello não foi criado para ter.

O que precisamos gerenciar no escritório?

  1. Gestão de Publicações e Captar e importar publicações
  2. Gestão de Tarefas
  3. Agenda de Audiências e Reuniões
  4. Pesquisa de Andamentos processuais
  5. Gestão de Acordos
  6. Contas a Pagar e a Receber
  7. Gestão de Custas e Pagamentos de Guias
  8. Reembolso de Honorários
  9. Acessar dezenas de sistemas no Brasil (PJE, Eproc, Esaj, Projudi, etc.)

Da lista acima o Trello vai te ajudar apenas no item “2 e 3”, portanto me parece muito pouco para gerenciar corretamente um escritório com entenas de processos.

É claro que Advogados autonomos podem até conseguir fazer a gestão usando o Trello, porém nesse cenário apenas um excel e um pouco de organização pode resolver o problema.

O próprio site do Trello traz um case que é dos estados unidos onde o cenário é bem diferente, clique para acessar o case. E o principal enfoque do case apresentado é a diminuição da utilização de papel.

Veja mais em nosso posto sobre Escritorio de Advocacia de Sucesso 

Como usar Trello na Advocacia
Rolar para o topo