Como usar Trello na Advocacia

Vamos dar dicas de como usar o trello na advocacia e quando não usar o trello na advocacia.

O Trello é uma ferramenta para controlar tarefas , normalmente agrupando as tarefas em um ou mais quadros.

Fazendo uma analogia com o mundo fisico é como ter um quadro na parede com todas as tarefas do escritório , com algumas “divisões” para poder visualmente saber o que esta em andamento o que foi finalizado e o que vai ser iniciado.

Dito isso não acredito que o Trello seja o ideal para gerenciar processos judiciais que tem a duração de anos no Brasil, talvez em paises onde os processos demoram menos de 2 anos isso seja uma boa ideia.

Então não devo usar o Trello no meu escritório?

O Trello é excelente para controlar a execução de tarefas, portanto pode ser utilizado na captação de novos clientes, consultorias ou em projetos internos que tenham começo, meio e fim bem definidos. Embora um processo judicial tenha um fim, o mesmo não é definido pelo Advogado ou Cliente.

Outro ponto seria como usar quadros para gerenciar 100,500 ou 1000 processos me parece uma fórmula para o caos.

Para o gerenciamento de processos com qualidade e segurança o recomendado é um software jurídico como Legitimvs, porque a gestão jurídica profissional exige uma séries de controles que o Trello não foi criado para ter.

O que precisamos gerenciar no escritório?

  1. Gestão de Publicações e Captar e importar publicações
  2. Gestão de Tarefas
  3. Agenda de Audiências e Reuniões
  4. Pesquisa de Andamentos processuais
  5. Gestão de Acordos
  6. Contas a Pagar e a Receber
  7. Gestão de Custas e Pagamentos de Guias
  8. Reembolso de Honorários
  9. Acessar dezenas de sistemas no Brasil (PJE, Eproc, Esaj, Projudi, etc.)

Da lista acima o Trello vai te ajudar apenas no item “2 e 3”, portanto me parece muito pouco para gerenciar corretamente um escritório com entenas de processos.

É claro que Advogados autonomos podem até conseguir fazer a gestão usando o Trello, porém nesse cenário apenas um excel e um pouco de organização pode resolver o problema.

O próprio site do Trello traz um case que é dos estados unidos onde o cenário é bem diferente, clique para acessar o case. E o principal enfoque do case apresentado é a diminuição da utilização de papel.

Veja mais em nosso posto sobre Escritorio de Advocacia de Sucesso 

Quando você precisa saber se a OAB de um Advogado é valida, você pode acessar o site da OAB do estado ou o Cadastro Nacional Advogados conhecido como CNA OAB, a consulta pode ser realizada por nome ou Número OAB.

Para realizar consulta acesse CNA – Cadastro Nacional dos Advogados (oab.org.br) o resultado informa o nome completo, situação,seccional, tipo, endereço e telefone e assim é possivel se pertence mesmo ao Advogado, temos advogados que tem mais de um número, isso ocorre quando o mesmo tem diversos processos em estados diferentes.

O resultado da consulta no CNA OAB também informa se o Advogado faz parte de um escritório de Advocacia.

O que é CNSA OAB?

Outra consulta importante que temos é o Cadastro Nacional de Sociedades de Advogados ou CNSA CNSA – Cadastro Nacional de Sociedade de Advogados (oab.org.br) .

Acessando CNSA você pode consultar os advogados de determinado escritório e no resultado informa se o Advogado é sócio ou associado.

Além dos advogados o resultado traz a situação do cadastro, endereço e telefone do escritório.

A boa gestão de escritório de advocacia é essencial para o sucesso e a tecnologia é uma das peças essenciais, porém não é a única.

O Advogado gestor precisa ter uma visão global de tudo que esta ocorrendo e ter segurança que todos os dados estão corretos e atualizados, a partir disso as peguntas abaixo devem ser facilmente respondidas.

  1. Quantos prazos pendentes para os próximos dias?
  2. Quantas publicações no mês?
  3. Quantos Clientes Ativos?
  4. Quantos processos ativos e encerrados no ano?
  5. Quais processos foram trabalhados no mês?
  6. Quantas custas foram pagas e peças protocoladas?
  7. Quanto tenho para receber e pagar esse mês ?

Se você não consegue responder rapidamente essas perguntas, certamente você pode se beneficiar da utilização do Legitimvs.

Muitos indicam a utilização de ferramentas com ERPs ou Crms genéricos ou mesmo ferramentas como Trello para a gestão de um Escritório de Advocacia.

Com uma dezena de softwares jurídicos de gestão, utilizar um software genérico é deixar de tirar proveito do conhecimento de centenas de profissionais com milhares de horas trabalhando para Advogados.

Advogado na Legitimvs você além do software conta com um Treinamento Inicial Online + Mentoria Semanal para te ajudar a ter sucesso na adoção da tecnologia no seu escritório .

Durante a Mentoria você terá acesso a dicas do que funciona em outros escritórios e assim ficara muito mais perto de ter sucesso na utililização da tecnologia. Ao final da Mentoria a equipe do escritório de advocacia tem o conhecimento para utilizar as principais funcionalidades do melhor software jurídico para escritórios de 2 a 10 colaboradores, um software que permite o gererenciamento dos processos, prazos, tarefas e financeiro de forma integrada.

Um bom software como o Legitimvs vai ajudar você Advogado a melhorar a gestão do seu escritório de advocacia e aumentar a produtividade de toda equipe.

Saiba mais sobre o legitimvs

A Consulta Processual é uma das tarefas mais realizadas pelos Advogados e com a automação jurídica através do RPA Jurídico você advogado ganha mais produtividade e aumenta assim a lucratividade de seu escritório. A fórmula para isso é a mesma utilizada na robotização na produção de veículos, ou seja, colocar robôs para realizarem tarefas repetitivas.
Veja mais em nosso case de sucesso de 2021

Uma pesquisa feita pelo Centro de Ensino e Pesquisa e Inovação (CEPI), da Escola de Direito da FGV-SP, mostrou que 60% dos advogados entrevistados consideram o uso da tecnologia muito importante em seu dia a dia. E 65% dos pesquisados vê o impacto positivo da automação na área jurídica, pois segundo eles, resulta em maior produtividade e organização das tarefas.

Adaptar-se à transformação digital se faz cada vez mais necessário, uma vez que a implementação da automação leva à otimização do trabalho dos advogados, resultando em melhores resultados para o escritório.

Consulta Processual Automatizada Quais são as Vantagens?

Com a consulta automatizada você pode ter uma cópia do processo atualizada e disponivel no seu ERP em formato PDF, porque assim você Advogado pode acessar os dados atualizados de forma rápida e simples mesmo quando o site do tribunal passa pelas famos instabilidades que costumam durar horas.

Outra grande vantagem é que você elimina a necessidade de saber qual sistema acessar, pois como sabemos em diversos estados existem vários sistemas e o primeiro “desafio” é acessar o sistema correto. O que deveria ser regra de ter um sistema a ser acessado com em são paulo com o Esaj acaba sendo excessão e regra infelizmente é a complexidade como BA com os sistemas PJE,ESAJ e Projudi, MG com os sistemas PJE,JPE e Projudi ou RJ com PORTAL DE SERVIÇOS e PJE

No processo de consulta para baixar a cópia é possível também verificar os dados do processo e verificar se o cadastro esta correto no ERP, verificar valores depositados ou mesmo se o processo esta encerrado e já passar um resumo para o Advogado, agilizando ainda mais o trabalho de analise do processo.

O que é automação jurídica com RPA Jurídico?

Automação jurídica significa otimizar os processos do trabalho de um advogado de forma automatizada com ajuda de softwares especializados. A automação jurídica não só ajuda o trabalho individual do advogado, como também integra todas as necessidades do escritório, como gestão financeira e de atividades, por exemplo.

Tarefas rotineiras, repetitivas ou muitas vezes manuais podem ser feitas de forma muito mais rápida com ajuda de robôs e inteligência artificial. Os ganhos são inúmeros, principalmente com relação à economia de tempo, aprimoramento de tarefas e ganho de produtividade a curto prazo.

Também é importante entender que automação é muito mais que uma simples digitalização de processos. Digitalizar significa realizar uma tarefa completa sem o uso de papeis. Já a automação consiste em tornar um processo mais eficiente utilizando tecnologias avançadas para isso.

Portanto, a automação jurídica exerce a função de ajudar o escritório jurídico como um todo a ter uma gestão mais prática e inteligente, permitindo focar no que realmente importa:  estratégia, produtividade e geração de resultados.

Como funciona o processo de automação jurídica com RPA Jurídico?

No geral, o processo de automação jurídica possui alguns passos, sendo o primeiro passo a fazer é definir todas as necessidades e demandas do dia a dia (individuais e do escritório), depois definir o objetivo a ser alcançado com o processo e enfim saber quais funcionalidades serão indispensáveis no seu escritório.

A partir disso, você terá detectado todos os pontos de melhoria e onde poderia haver ganho de tempo e diminuição de pequenos empecilhos na execução de tarefas diárias. Normalmente é bem mais fácil implementar automação em escritórios que já implementou uma controladoria jurídica ou passou por alguma consultoria para mapeamentos dos fluxos de tarefas que o escritório executa em seu dia a dia.

Em todo caso, utilizar um software jurídico como o Legitimvs é sempre uma ótima opção, já que ele é especializado em aumentar a produtividade do escritório e reúne todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento de um escritório de advocacia como um todo.

De fácil implementação, o software jurídico ajuda a modernizar e, principalmente organizar seus processos. Com ele, é possível fazer a gestão interna de seu escritório e potencializar o trabalho sem a necessidade de usar várias ferramentas diferentes.

Ao inserir e integrar as informações administrativa, dos processos jurídicos e dos clientes, muitas tarefas passam a ser realizadas de forma automática, como automação de documentos jurídicos, avisos sobre o andamento dos processos, prazos a vencer, modelos de petição inicial, geração de boletos, avisos de contas a pagar e a receber, entre muitos outros.

Aqui no Legitimvs, por exemplo, atuamos tanto com processos judiciais, como extrajudiciais, e principalmente com os produtos de ressarcimento, salvados e massificados. Com funcionalidades de CRM e ERP, o software ajuda os escritórios a gerenciar seus processos com histórico de todas as atividades, além da parte operacional da área administrativa e financeira.

Com isso, basta manter o sistema sempre atualizado com informações de novos processos e clientes e se concentrar na estratégia de crescimento do negócio.

Principais vantagens da automação jurídica com RPA Jurídico

Como já comentamos aqui, as vantagens da automação jurídica são várias, principalmente por proporcionar ganhos significativos a curto prazo.

Separamos a seguir os principais benefícios de utilizar a tecnologia na automação de processos através de um software jurídico. 

Gestão Legal

Softwares jurídicos atuam como um CRM feito especialmente para os escritórios de advocacia, ajudando na gestão de processos judiciais e extrajudiciais. Nele, é possível armazenar todos os dados dos processos, andamentos, documentos e acordos, fazer relatórios de prazos e custas e controlar todas as tarefas diárias do seu escritório, tudo em um só lugar. Com software jurídico Legitimvs você tem nativamente automação de diversas tarefas importantes que todo escritório precisa realizar como:

Controladoria Jurídica e produtividade

Adeus às planilhas do Excel. Controles manuais podem ser muito demorados e suscetíveis a erros. Ao optar por usar um software jurídico, você poderá contar com a automação de diversas tarefas, acompanhá-las com muito mais facilidade e gerar relatórios automaticamente, contribuindo para o ganho de produtividade da equipe. Além disso, com o uso de um software, você não corre o risco de perder nenhuma informação importante, pois todo o histórico de cada processo fica armazenado em um único lugar. Outro ponto importante que automação jurídica hoje é ponto fundamental para ter uma controladoria jurídica de sucesso que traga qualidade, segurança e produtividade para o escritório;

Gestão financeira eficiente

Os softwares jurídicos também podem atuar como um sistema ERP para escritórios de advocacia na mesma plataforma. Com este recurso, é possível fazer toda a gestão do fluxo de caixa, organizar despesas, faturamento, controlar as contas a pagar e receber e ainda gerar boletos direto do sistema. Assim, você tem uma visão geral e atualizada da saúde financeira de seu escritório.

Controladoria jurídica e Segurança da informação

Outra vantagem muito importante é poder contar com a segurança de dados, porque um dos grandes objetivos da controladoria jurídica e trazer mais segurança para o escritório tanto na gestão de publicações e prazos como na segurança das informações. Diferente das planilhas de Excel e controles manuais, no software jurídico você tem controle de acesso em todas as telas e todo tipo de ação pode ser liberada ou bloqueada pelo administrador. Além disso, existem backups das informações em vários locais de armazenamento, alguns inclusive no Data Center da própria Microsoft, gerando total segurança para seu escritório e para seus clientes.

Usabilidade simples e descomplicada

Além de todas as vantagens anteriores, grande parte dos softwares jurídicos oferecem interface simples e intuitiva para dar velocidade e mais produtividade aos seus usuários, como é o caso do Legitimvs . Aqui você também pode contar com a possibilidade de realizar customizações que se adequem melhor à sua realidade.

Conclusão

Ficou interessado em implementar automação no seu escritório?
Envie uma mensagem para a nosso whatsapp (11) 99102-3151 ou email  comercial@legitimvs.com.br

Adaptar-se para a transformação digital e para a automação jurídica exige estar atento e voltado para as novas tendências de mercado, principalmente à tecnologia. A utilização de ferramentas de inteligência artificial no setor jurídico nunca se fez tão necessária. Podemos dizer, inclusive, que quem ainda não conta com ela está ficando para trás.

Pensando nesse cenário, buscamos trazer neste artigo informações importantes para entender o que é a automação jurídica, como funciona o processo de automação e as principais vantagens da utilização de um software jurídico.

Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo! Se quiser saber mais sobre gestão de um escritório de advocacia, temos mais esse artigo aqui no blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Muitos são os recursos jurídicos que podem ser utilizados durante um processo judicial. Segundo Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero, no site DireitoNet, um recurso “é um meio voluntário de impugnação de decisões judiciais, interno ao processo, que visa à reforma, à anulação ou ao aprimoramento da decisão atacada”. Agravo de instrumento é um direito da parte vencida de pedir a reanálise de uma decisão do magistrado a fim de obter esclarecimentos e até mesmo conseguir uma resolução diferente do que foi decidido em alguns casos.

Aqui mesmo no blog Legitimvs já falamos sobre o recurso do embargo de declaração e agora vamos falar sobre o agravo de instrumento: o que é, qual seu objetivo, requisitos e as mudanças que virem com o Novo CPC. Continue ligado.

O que é e para que serve o agravo de instrumento

Agravo de instrumento é um recurso jurídico que a parte vencida pode utilizar a fim de confrontar decisões interlocutórias dentro de um processo judicial. Em outras palavras, é um pedido de reanálise de decisões feitas pelo juiz no meio do processo. Pode ser, por exemplo, uma tutela provisória ou admissão de terceiros.

As decisões interlocutórias são de extrema importância, pois possuem impactos relevantes na resolução do processo, além de poderem causar prejuízos à parte vencida se não forem realizadas com análises precisas e completas. Por isso, o agravo de instrumento se faz tão importante.

Vamos a um exemplo prático: Maria e Antônio se separaram e estão em um processo judicial para decidir sobre a separação e a guarda do filho. Na decisão interlocutória do processo de dissolução de união estável, o juiz concedeu a guarda provisória para o pai, dando direito à mãe apenas a visitações aos fins de semana. No entanto, Maria entrou com o recurso de agravo de instrumento alegando que Antônio não tem condições para criar o filho e por isso pediu a reanálise do caso. Maria, então, conseguiu obter guarda compartilhada até que todas as evidências sejam devidamente analisadas e comprovadas e ocorra a deliberação final de todo o processo.

Portanto, o agravo de instrumento se faz fundamental e tem o objetivo de evitar danos para uma das partes, que podem ser até mesmo irreversíveis em alguns casos por conta de uma decisão interlocutória.

Quando o agravo de instrumento é cabível?

Este recurso está regulamentado entre os artigos 1.015 e 1.020 do Novo CPC e o primeiro deles nos diz em quais situações o agravo de instrumento pode ser utilizado. Vamos ver:

“Art. 1.015. Cabe agravo de instrumento contra as decisões interlocutórias que versarem sobre:

I – tutelas provisórias;

II – mérito do processo;

III – rejeição da alegação de convenção de arbitragem;

IV – incidente de desconsideração da personalidade jurídica;

V – rejeição do pedido de gratuidade da justiça ou acolhimento do pedido de sua revogação;

VI – exibição ou posse de documento ou coisa;

VII – exclusão de litisconsorte;

VIII – rejeição do pedido de limitação do litisconsórcio;

IX – admissão ou inadmissão de intervenção de terceiros;

X – concessão, modificação ou revogação do efeito suspensivo aos embargos à execução;

XI – redistribuição do ônus da prova nos termos do art. 373, § 1º ;

XII – (VETADO);

XIII – outros casos expressamente referidos em lei.

Parágrafo único. Também caberá agravo de instrumento contra decisões interlocutórias proferidas na fase de liquidação de sentença ou de cumprimento de sentença, no processo de execução e no processo de inventário”.

Estes são os casos previstos no Novo CPC. Para outras decisões do magistrado, a apelação deve ser utilizada.

Como o agravo de instrumento deve ser feito?

Assim como outros recursos, o agravo de instrumento deve apresentar um documento que apresente ao juiz os motivos que levou a parte a solicitar o recurso. Para isso existem algumas regras presentes nos artigos 1.016 e 1.017:

“Art. 1.016. O agravo de instrumento será dirigido diretamente ao tribunal competente, por meio de petição com os seguintes requisitos:

I – os nomes das partes;

II – a exposição do fato e do direito;

III – as razões do pedido de reforma ou de invalidação da decisão e o próprio pedido;

IV – o nome e o endereço completo dos advogados constantes do processo.

Art. 1.017. A petição de agravo de instrumento será instruída:

I – obrigatoriamente, com cópias da petição inicial, da contestação, da petição que ensejou a decisão agravada, da própria decisão agravada, da certidão da respectiva intimação ou outro documento oficial que comprove a tempestividade e das procurações outorgadas aos advogados do agravante e do agravado;

II – com declaração de inexistência de qualquer dos documentos referidos no inciso I, feita pelo advogado do agravante, sob pena de sua responsabilidade pessoal;

III – facultativamente, com outras peças que o agravante reputar úteis”.

Além dos instrumentos requisitados, as partes e advogados podem incluir documentos que julguem necessários para o recurso.

O que mudou com o Novo CPC

O Novo Código de Processo Civil trouxe alterações importantes quanto ao agravo de instrumento.

Uma das mais importantes foi o fim do agravo retido, que antes era permitido como uma das possibilidades no CPC de 1973. Além disso, tivemos a inclusão da lista de situações em que o agravo de instrumento é cabível (artigo 1.015), inclusão de documentos necessários para entrar com o recurso e como protocolá-lo (artigo 1.017) e mudança no prazo, que agora é de 15 dias úteis.

Tais mudanças têm como finalidade tornar o processo mais claro, simples e rápido e sem burocracias, diminuindo também alguns vícios processuais.

Conclusão

O agravo de instrumento é um recurso muito importante dentro de um processo, que tem como objetivo conceder à parte vencida o direito de pedir ao tribunal a reanálise da deliberação interlocutória, impedindo assim danos por decisões no meio do processo.

Para os advogados, vale destacar a atenção às mudanças vindas com o Novo CPC e o cumprimento correto delas.

Esperamos que este artigo tenha sido útil e continue ligado em nosso blog para mais conteúdos como este.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo