Automação em TI com RPA é a nova Revolução do século?

A revolução da automação em TI com RPA na informática no futuro será comparada com a criação dos Robôs nas industrias, vamos lembrar do inicio da fabricação de automóveis o famoso método Ford com cada funcionário realizando poucas tarefas repetitivas, durante anos isso era o jeito certo de qualquer fabrica funcionar. Porém em determinado momento começaram a surgir os robôs que começaram a diminuir o trabalho humano, aos poucos quem não se adaptou fechou as portas, porém isso significou o fim dos empregos?

Alguns tipos de trabalhos foram eliminados, porém diversos outras empresas e tipos de serviços foram criados. O mesmo ocorrerá nos próximos anos a informatização das empresas foi realizada igual a criação das industrias, trocou-se apenas as fabricas pelos escritórios.

Hoje diversos trabalhadores realizam diversas tarefas repetitivas que necessitam de pouco ou nenhum raciocínio e com a evolução do poder de processamento, serviços de IA e Computação em Nuvem surgiu a tecnologia RPA que hoje já atingiu uma ótima maturidade com diversas ferramentas com UIPATH, Automation Anywherem, Blue Prism e Microsoft Power Automate.

Assim como ocorreu nas industrias mais uma vez teremos a transformação de uma série de atividades passando a ser realizadas por Robôs ao invés de humanos, diversas tarefas repetitivas serão automatizadas pela tecnologia RPA que tem como objetivo simular a utilização de um sistema, realizando de forma automatizada as tarefas da mesma maneira que um Humano realizaria.

Como começar com Automação em TI com RPA?

Todo o projeto de automação com RPA precisa realizar as tarefas igual a equipe humana faria, por isso primeiro e mais importante passo é ter a documentação de como a tarefa é realizada. Essa documentação deve ser precisa e abranger todas as variantes possíveis na execução do trabalho.

Toda tarefa executada costuma ter no mínimo 3 itens principais

  • Origem
  • Transformação
  • Destino

Origem

Aonde os dados serão lidos e é o que da inicio a execução da tarefas, podendo ser de forma ativa ou passiva. A tarefa pode ser iniciada quando é recebido um email por exemplo ou toda segunda feira é necessário acessar um sistema de um cliente para verificar se tem alguma pendência. No caso do email consideramos como passivo, porque não temos controle o email pode chegar a qualquer momento, já acessar o sistema do cliente seria ativa porque nó definimos quando iremos fazer o acesso.

Transformação

Nessa etapa pegamos os dados da origem e podemos modifica-los para colocar em determinado padrão, ou mesmo precisar realizar algumas atividades para coletar informações adicionais. Podemos por exemplo ter uma lista de clientes somente como nome, cpf e cep, sendo necessário acessar outros sites ou sistemas para conseguir informações de data de nascimento e endereço completo. Ou poderiamos ter na origem a data de nascimento no formato aaaa-mm-dd e precisar transformar no formato dd/mm/aaaa.

Outro tipo de tarefa bem comum é converter um arquivo de um formato em outro, como ler um pdf e gerar excel ou vice-versa. Podemos também a partir de um pdf com cópia da CNH preencher o cadastro de um novo cliente.

Destino

Após a transformação os dados devem ser enviados para o destino que pode ser um sistema, email, enviar um sms, gerar um arquivo,etc. Podemos ter também mais de um destino como gerar um arquivo na rede e também disparar um email.

Quais a vantagens da Automação em TI com RPA

A automação é o sonho de todo gestor, porque ela traz para empresa:

  • Mais Produtividade
  • Mais Qualidade
  • Menor Custo fixo da empresa
  • Aumenta a capacidade produtiva da empresa, ou seja, atender mais clientes com uma equipe menor

Conclusão

O que estava sendo uma mudança lenta foi acelerado desde o inicio de 2020, com o isolamento necessário durante a pandemia do COVID a Automação em TI com RPA passou de planejamento para o futuro, passou a ser fundamental para que diversas empresas pudessem passar pela crise, porque diversas equipes precisaram ser reduzidos, porém o trabalho continuo o mesmo ou em algumas empresas até aumentou.

Automação em TI com RPA é a nova Revolução do século?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo