Automação Jurídica com RPA Jurídico economiza horas dos Advogados

A automação jurídica através do RPA Jurídico veio para ficar e ajudar você advogado a ganhar mais produtividade e aumentar assim a lucratividade de seu escritório. A fórmula para isso é a mesma utilizada na robotização na produção de veículos, ou seja, colocar robôs para realizarem tarefas repetitivas.
Veja mais em nosso case de sucesso de 2021

Uma pesquisa feita pelo Centro de Ensino e Pesquisa e Inovação (CEPI), da Escola de Direito da FGV-SP, mostrou que 60% dos advogados entrevistados consideram o uso da tecnologia muito importante em seu dia a dia. E 65% dos pesquisados vê o impacto positivo da automação na área jurídica, pois segundo eles, resulta em maior produtividade e organização das tarefas.

Adaptar-se à transformação digital se faz cada vez mais necessário, uma vez que a implementação da automação leva à otimização do trabalho dos advogados, resultando em melhores resultados para o escritório.

O que é automação jurídica com RPA Jurídico?

Automação jurídica significa otimizar os processos do trabalho de um advogado de forma automatizada com ajuda de softwares especializados. A automação jurídica não só ajuda o trabalho individual do advogado, como também integra todas as necessidades do escritório, como gestão financeira e de atividades, por exemplo.

Tarefas rotineiras, repetitivas ou muitas vezes manuais podem ser feitas de forma muito mais rápida com ajuda de robôs e inteligência artificial. Os ganhos são inúmeros, principalmente com relação à economia de tempo, aprimoramento de tarefas e ganho de produtividade a curto prazo.

Também é importante entender que automação é muito mais que uma simples digitalização de processos. Digitalizar significa realizar uma tarefa completa sem o uso de papeis. Já a automação consiste em tornar um processo mais eficiente utilizando tecnologias avançadas para isso.

Portanto, a automação jurídica exerce a função de ajudar o escritório jurídico como um todo a ter uma gestão mais prática e inteligente, permitindo focar no que realmente importa:  estratégia, produtividade e geração de resultados.

Como funciona o processo de automação jurídica com RPA Jurídico?

No geral, o processo de automação jurídica possui alguns passos, sendo o primeiro passo a fazer é definir todas as necessidades e demandas do dia a dia (individuais e do escritório), depois definir o objetivo a ser alcançado com o processo e enfim saber quais funcionalidades serão indispensáveis no seu escritório.

A partir disso, você terá detectado todos os pontos de melhoria e onde poderia haver ganho de tempo e diminuição de pequenos empecilhos na execução de tarefas diárias. Normalmente é bem mais fácil implementar automação em escritórios que já implementou uma controladoria jurídica ou passou por alguma consultoria para mapeamentos dos fluxos de tarefas que o escritório executa em seu dia a dia.

Em todo caso, utilizar um software jurídico como o Legitimvs é sempre uma ótima opção, já que ele é especializado em aumentar a produtividade do escritório e reúne todas as funcionalidades essenciais para o bom funcionamento de um escritório de advocacia como um todo.

De fácil implementação, o software jurídico ajuda a modernizar e, principalmente organizar seus processos. Com ele, é possível fazer a gestão interna de seu escritório e potencializar o trabalho sem a necessidade de usar várias ferramentas diferentes.

Ao inserir e integrar as informações administrativa, dos processos jurídicos e dos clientes, muitas tarefas passam a ser realizadas de forma automática, como automação de documentos jurídicos, avisos sobre o andamento dos processos, prazos a vencer, modelos de petição inicial, geração de boletos, avisos de contas a pagar e a receber, entre muitos outros.

Aqui no Legitimvs, por exemplo, atuamos tanto com processos judiciais, como extrajudiciais, e principalmente com os produtos de ressarcimento, salvados e massificados. Com funcionalidades de CRM e ERP, o software ajuda os escritórios a gerenciar seus processos com histórico de todas as atividades, além da parte operacional da área administrativa e financeira.

Com isso, basta manter o sistema sempre atualizado com informações de novos processos e clientes e se concentrar na estratégia de crescimento do negócio.

Principais vantagens da automação jurídica com RPA Jurídico

Como já comentamos aqui, as vantagens da automação jurídica são várias, principalmente por proporcionar ganhos significativos a curto prazo.

Separamos a seguir os principais benefícios de utilizar a tecnologia na automação de processos através de um software jurídico. 

Gestão Legal

Softwares jurídicos atuam como um CRM feito especialmente para os escritórios de advocacia, ajudando na gestão de processos judiciais e extrajudiciais. Nele, é possível armazenar todos os dados dos processos, andamentos, documentos e acordos, fazer relatórios de prazos e custas e controlar todas as tarefas diárias do seu escritório, tudo em um só lugar. Com software jurídico Legitimvs você tem nativamente automação de diversas tarefas importantes que todo escritório precisa realizar como:

Controladoria Jurídica e produtividade

Adeus às planilhas do Excel. Controles manuais podem ser muito demorados e suscetíveis a erros. Ao optar por usar um software jurídico, você poderá contar com a automação de diversas tarefas, acompanhá-las com muito mais facilidade e gerar relatórios automaticamente, contribuindo para o ganho de produtividade da equipe. Além disso, com o uso de um software, você não corre o risco de perder nenhuma informação importante, pois todo o histórico de cada processo fica armazenado em um único lugar. Outro ponto importante que automação jurídica hoje é ponto fundamental para ter uma controladoria jurídica de sucesso que traga qualidade, segurança e produtividade para o escritório;

Gestão financeira eficiente

Os softwares jurídicos também podem atuar como um sistema ERP para escritórios de advocacia na mesma plataforma. Com este recurso, é possível fazer toda a gestão do fluxo de caixa, organizar despesas, faturamento, controlar as contas a pagar e receber e ainda gerar boletos direto do sistema. Assim, você tem uma visão geral e atualizada da saúde financeira de seu escritório.

Controladoria jurídica e Segurança da informação

Outra vantagem muito importante é poder contar com a segurança de dados, porque um dos grandes objetivos da controladoria jurídica e trazer mais segurança para o escritório tanto na gestão de publicações e prazos como na segurança das informações. Diferente das planilhas de Excel e controles manuais, no software jurídico você tem controle de acesso em todas as telas e todo tipo de ação pode ser liberada ou bloqueada pelo administrador. Além disso, existem backups das informações em vários locais de armazenamento, alguns inclusive no Data Center da própria Microsoft, gerando total segurança para seu escritório e para seus clientes.

Usabilidade simples e descomplicada

Além de todas as vantagens anteriores, grande parte dos softwares jurídicos oferecem interface simples e intuitiva para dar velocidade e mais produtividade aos seus usuários, como é o caso do Legitimvs . Aqui você também pode contar com a possibilidade de realizar customizações que se adequem melhor à sua realidade.

Conclusão

Ficou interessado em implementar automação no seu escritório?
Envie uma mensagem para a nosso whatsapp (11) 99102-3151 ou email  comercial@legitimvs.com.br

Adaptar-se para a transformação digital e para a automação jurídica exige estar atento e voltado para as novas tendências de mercado, principalmente à tecnologia. A utilização de ferramentas de inteligência artificial no setor jurídico nunca se fez tão necessária. Podemos dizer, inclusive, que quem ainda não conta com ela está ficando para trás.

Pensando nesse cenário, buscamos trazer neste artigo informações importantes para entender o que é a automação jurídica, como funciona o processo de automação e as principais vantagens da utilização de um software jurídico.

Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo! Se quiser saber mais sobre gestão de um escritório de advocacia, temos mais esse artigo aqui no blog.

Automação Jurídica com RPA Jurídico economiza horas dos Advogados

5 pensou em “Automação Jurídica com RPA Jurídico economiza horas dos Advogados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo