O fim do software jurídico é o fim da cultura “fast food” atual e a transformação das empresas fornecedoras de software em consultorias de negócios, embora o mercado de software jurídico tenha amadurecido muito nos últimos anos e hoje podemos afirmar que temos dezenas de software de qualidade ajudando milhares de advogados.
Hoje vejo muitos escritórios de advocacia utilizando 30% dos recursos dos softwares jurídicos contratado, isso tem origem na cultura da facilidade, com alguns cliques pronto temos um ERP jurídico no seu escritório. A facilidade inicial é um grande problema, porque adotar um sistema que vai gerenciar seu escritório precisa ser pensado, porque isso deveria mudar a forma como seu escritório e sua equipe trabalha. Se você adotou um software nos últimos 12 meses e não mudou nada na sua forma de trabalhar, sugiro que pare agora e leia o manual de seu software ou questione seu fornecedor de como você pode trabalhar melhor.
O que vai fazer a diferença no sucesso na utilização dos softwares jurídicos será a consultoria de negócio, então o fim do software jurídico é o nascimento das empresas de consultoria de processos com foco em escritórios de advocacia. Embora hoje já tenha no mercado empresas que oferecem consultoria de negócios, somente isso não será o suficiente.
O caminho para o sucesso será as empresas de software criarem as suas áreas de sucesso do cliente de verdade e não somente mudar o nome da área de suporte.
Cada escritório tem seu ritmo de trabalho, por isso não necessariamente tudo será realizado logo na implementação do software, porém é fundamental que todos os itens acima sejam realizados no período de 6 meses. Após 6 meses fica mais difícil transformar a rotina, o momento de mudança é na implementação do software ou novo software.
Em 2020 o home office foi uma necessidade e a partir de 2021 passou a ser um diferencial, porém com isso recursos desejados passaram a ser essenciais como uma comunicação remota melhorada, acompanhamento de produtividade,organização dos trabalhos, automação de tarefas e auditoria:
Todo o software jurídico possui o conhecimento de centenas ou milhares de advogados, por isso é essencial que o escritório possa conhecer e utilizar todos os recursos que fazem sentido para o escritório.
Assim o escritório está incorporando boas práticas de outros escritórios, evitando erros que outros já cometeram, ou seja, está economizando tempo, dinheiro e energia. Dessa maneira pode alcançar resultados melhores com menor esforço.
Vamos dar dicas de como usar o trello na advocacia e quando não usar o…
Quando você precisa saber se a OAB de um Advogado é valida, você pode acessar…
A boa gestão de escritório de advocacia é essencial para o sucesso e a tecnologia…
A Consulta Processual é uma das tarefas mais realizadas pelos Advogados e com a automação…
Muitos são os recursos jurídicos que podem ser utilizados durante um processo judicial. Segundo Luiz…
Sabe porque o Legitimvs é o melhor software de Ressarcimento ? Desenvolvimento com a Consultoria…