Não é de hoje que o marketing jurídico vem se destacando no Brasil. Com um bom planejamento e estratégias bem definidas é possível divulgar os serviços, conquistar novos clientes, fidelizar os antigos e manter a boa reputação do escritório.
Apesar do Código de Ética da OAB ter regras e protocolos bem claros com relação a fazer propagandas explícitas, existem diversas outras técnicas marketeiras para um advogado divulgar seu trabalho, como produção de conteúdo e redes sociais, por exemplo.
Pensando nisso, neste artigo vamos trazer para você:
Então vamos lá! Continue lendo este texto para saber tudo sobre o tema.
Marketing Jurídico nada mais é do que o nome da técnica utilizada por advogados e escritórios de advocacia para posicionar seu nome no mercado através de estratégias e ferramentas adequadas. Seus principais objetivos são: divulgar os serviços, ganhar visibilidade no mercado, atrair os clientes certos, se destacar frente à concorrência e, ao final, é claro, aumentar o faturamento do negócio.
Isso acontece em todos os segmentos e toda empresa deve contar com uma boa estratégia de marketing se quiser sobreviver. No meio jurídico não poderia ser diferente, afinal o advogado presta um serviço a um cliente e recebe honorários para isso.
E para este processo funcionar, é preciso atrair novos clientes e se posicionar para o mercado, mostrando ao mundo o que você ou seu escritório faz, quais áreas ou especialidades atende e quais problemas você pode resolver. É assim que você poderá fortalecer sua marca e fazer seu negócio crescer, seja como advogado autônomo, empreendedor ou gestor de um escritório de advocacia.
No entanto, este é um segmento delicado e alguns cuidados devem ser tomados para manter-se dentro das regras da OAB, assunto que trataremos um pouco mais à frente, então continue ligado.
Agora que já entendemos o que é o marketing jurídico, vamos saber por que ele é tão importante para o sucesso do negócio. Para isso, separamos os principais benefícios da utilização dessa estratégia:
Esta é a vantagem mais óbvia, mas também uma das mais importantes, pois sem clientes o negócio não funciona, não é mesmo? Apesar do famoso boca a boca ainda ser uma prática muito comum, você não pode contar somente com ela e esperar que seus clientes cheguem até você por indicação de outra pessoa. Usando uma boa estratégia de marketing jurídico você começa a agir proativamente conquistando espaço no mercado e mostrando tudo que você pode oferecer.
Assim, é possível atrair novos clientes com o perfil adequado ao seu serviço, além de fidelizar sua carteira de clientes, afinal o mesmo conteúdo que você divulga para atrair também serve para manter um bom relacionamento com os clientes atuais, o que também é fundamental.
Todo profissional, independente do segmento, que quer conquistar a confiança dos clientes, deve mostrar que entende do seu ramo de trabalho e que é especialista no assunto. Ninguém contrata uma pessoa ou empresa que não passa confiança, por isso o marketing jurídico se faz importantíssimo no segmento.
É através dele que você poderá divulgar conteúdos que realçam sua expertise, que podem ser desde um post nas redes sociais até grandes artigos em um blog, vídeos, podcasts e até palestras, por exemplo. Isso com certeza fará a diferença na hora do cliente pensar quem ele deve contratar: um advogado com muita experiência ou um que ele não tem certeza de que sabe o que faz? Pense nisso.
O marketing jurídico também é um ótimo aliado para fazer você ou seu escritório ser reconhecido como uma autoridade no assunto do seu ramo de atuação. Isso porque à medida você divulga conteúdos relevantes, você começa a construir a imagem de especialista sobre determinado tema. E a consequência disso, além de gerar confiança como já comentamos, é você se tornar um profissional renomado no mercado, ajudando assim na divulgação do seu trabalho.
Em meio a tanta concorrência, o marketing jurídico também te ajuda a mostrar de maneira leve para o mercado quais são seus diferenciais e porque seu cliente deve preferir o seu serviço frente aos demais. Quanto mais você trabalhar sua imagem, maior será sua reputação e melhores os resultados a médio e longo prazo.
Não há dúvidas de que o marketing jurídico é uma das áreas mais importantes para os advogados e escritórios de advocacia, não é mesmo? Mas é preciso tomar cuidado em como fazê-lo corretamente. É o que vamos ver no próximo tópico.
O Código de Ética da OAB define o que pode ou não ser feito dentro do marketing jurídico a fim de manter a ordem, imparcialidade e legitimidade dos serviços advocatícios.
Entre as proibições estão: propagandas explícitas feitas em outdoors, banners, faixas, rádio e televisão, por exemplo; distribuição de brindes como chaveiros e ímãs com o nome do advogado ou escritório; divulgação de possíveis resultados da ação; publicidade para oferecer consultas gratuitas e até mesmo usar cores vibrantes para identificar o local de trabalho.
Mas apesar de haver muitas restrições, é possível fazer um bom trabalho com outras frentes, principalmente com a internet, meio que abriu muitas possibilidades para a divulgação correta do serviço jurídico. Como exemplos das permissões feitas pela OAB temos:
Desse modo, podemos ver que existem diversas possibilidades para desenvolver uma boa estratégia de marketing jurídico, principalmente na internet, onde o alcance pode ser muito maior, mais rápido e eficiente.
Para fazer um bom marketing jurídico, aposte em conteúdo! Isso mesmo. Nada melhor do que mostrar ao seu público que você sabe o que está falando para construir confiança, gerar autoridade e conquistar os clientes. Com uma boa estratégia de conteúdo, você conseguirá atrair pessoas através de conhecimento e informação, como diz o livro “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI” de Rafael Rez. E para quem quer saber mais sobre o tema, além deste recomendamos também o ebook “Marketing Jurídico na Prática”, publicado pela Revista dos Tribunais.
Já faz algum tempo que o marketing de conteúdo vem se mostrando uma das estratégias mais eficientes para atrair e reter clientes em todos os segmentos de mercado e mais ainda do meio jurídico. Pense que na área jurídica existem diversas especialidades e cada uma delas com muitas normas, leis que são atualizadas diariamente e conceitos e situações que geram dúvidas dos clientes. Concorda que a informação é o bem mais valioso para alguém que procura um advogado? Agora junte isso ao fato de que muitas ações publicitárias comuns em outros mercados são proibidas para advogados e que na internet é possível publicar conteúdo gratuitamente. Pronto, você tem o ambiente perfeito para trabalhar e conversar diretamente com seu público.
Mas para começar, é preciso definir metas e onde você quer chegar. Não adianta começar a escrever em um blog ou criar canais nas redes sociais sem saber o que você vai abordar e como você vai se comunicar. Por isso, é importante estudar seu público e saber o que falar, em qual canal e com qual linguagem. Então, comece perguntando a si mesmo qual público você quer atingir, qual é o perfil dessas pessoas, quais canais de comunicação elas consomem e quais são as principais dúvidas que elas têm e que você pode sanar. Além disso, lembre-se de colocar metas para conquista de clientes e geração de novos leads, afinal esse é o objetivo final do trabalho.
Feito isso, você já pode começar a fazer um planejamento estratégico que converse diretamente com seu público. Isso vai ajudá-lo a atrair os clientes certos! Mas a principal dica é: produza conteúdo de qualidade, diferente dos seus concorrentes e rico em conhecimento sobre o tema em questão, independente do canal que você utilize para divulgá-lo.
Você verá que este não é um trabalho fácil e requer tempo e dedicação de quem o faz. Inclusive, atualmente existem agências especializadas em marketing de conteúdo que podem te ajudar a alcançar os melhores resultados para o seu negócio, bem como softwares jurídicos como o Legitimvs que te ajudam a otimizar tempo, priorizar tarefas e até mesmo automatizar algumas ações.
Neste artigo buscamos trazer a você um assunto importantíssimo que muitas vezes é deixado de lado por cona da famosa “correria do dia a dia”. Investir em marketing jurídico pode ser o fator que falta para seu negócio obter o tão almejado sucesso. Conheça as regras da OAB e use e abuse do que é permitido fazer, estude seu público e comece agora mesmo a produzir conteúdos relevantes para ele!
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